Memória parte 1 (Resumo)
Resumo da primeira
parte das aulas de Memórias baseadas em anotações das aulas do
professor Paulo Massilon e de apontamentos retirados do livro
Organização e Arquitetura de computadores da autora Eliane Maria de
Bortoli Fávero.
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UCP: sigla representativa de Unidade Central de Processamento. Podemos dizer que se trata do componente principal do computador.
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Representação: Bits, conjunto de Bits.
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Operação: Leitura e Gravação
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Localização: Célula, palavra, Bloco
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Uma célula é uma unidade endereçada,
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A memória é dividida em células, cada célula é uma unidade endereçada (tem um endereço).
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Ao juntar uma quantidade de células se faz um bloco, o tamanho do bloco define a largura de transferência.
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A largura de transferência varia conforme o tamanho do bloco.
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De acordo com o modelo de Von Neumann, a UCP, ou processador deve capturar dados e instruções que compõem um programa e processá-los, não importando sua origem ou destino, para que o processador possa executar os programas, seus dados e instruções devem estar armazenados na memória.
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Registradores: “O processador busca dados e instruções de onde estiverem armazenadas e os deposita temporariamente em seu interior para que possa realizar as operações solicitadas utilizando seus demais componentes (seria análogo à função memória de uma calculadora). Os dispositivos denominados registradores são os locais onde esse conteúdo fica armazenado. Assim, o conceito de registrador surgiu da necessidade do processador de armazenar temporariamente dados intermediários durante um processamento.” - Livro Organização e arquitetura de computadores, pg 47. Os registradores ficam no topo da piramide, sua velocidade de transferência dentro do processador é bastante alta, sua capacidade e armazenamento é baixa e seu custo é alto.
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O tamanho máximo da memória principal é definido por registradores de endereço de memória. O limite da memória é a elevação de 2 ao endereço de memória.
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Int, char, float (e demais ) dizem ao compilador o tamanho do endereço.
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REM – Responsável pelo limite da memória.
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“O REM, também chamado de MAR (Memory Address Register), é um registrador que armazena temporariamente o endereço de acesso a uma posição de memória, necessário ao se iniciar uma operação de leitura ou de escrita. Em seguida, o referido endereço é encaminhado à controladora da memória, principal identificação e localização da célula desejada. Permite armazenar a mesma quantidade de bits do barramento de endereço.” - Livro Organização e arquitetura de computadores pg 62
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O endereçamento acontece na primeira célula.
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UCP – Unidade Lógica e Unidade de controle.
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Unidade de controle: Faz o sequenciamento, busca endereços, instruções.
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Compilador: O programa compila antes de chegar a unidade de controle.
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Quanto maior a distância da CPU/UCP, maior o tempo de acesso.
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A memória principal é tão importante quanto a UCP, sem ela não seria possível disponibilizar os programas e seus dados para o processamento pela CPU, a memória é responsável por armazenar todos os programas que executam no computador e os dados que utilizam;
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“encontra-se organizada em um conjunto de células, sendo que cada uma delas representa o agrupamento de uma quantidade de bits. Cada célula caracteriza uma unidade de armazenamento na memória e possui um endereço único, o qual é utilizado pelo processador para acessar seu conteúdo. Portanto, a célula é a menor unidade endereçável em um computador.”Livro Organização e arquitetura de computadores pg- 52.
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A memória em disco não é volátil. O processo de hibernação pega tudo da memória volátil (RAN) e joga para o disco.
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“A memória ROM (Read Only Memory) também é considerada uma memória principal, mas apresenta algumas diferenças em relação à memória RAM. A primeira delas é o fato de ser uma memória somente de leitura, ou seja, seu conteúdo é escrito uma vez e não é mais alterado, apenas consultado. Outra característica das memórias ROM é que elas são do tipo não voláteis, isto é, os dados gravados não são perdidos na ausência de energia elétrica ao dispositivo” - Livro Organização e arquitetura de computadores pg 53
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“A memória principal é denominada memória RAM (Random Access Memory), corresponde a um tipo de memória volátil, ou seja, seu conteúdo fica armazenado enquanto o computador estiver ligado (energizado); ao desligar a corrente elétrica, o conteúdo da memória RAM é apagado. “ - Livro Organização e arquitetura de computadores pg 50
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FRAMES – Quando se carrega os programas, as paginas vão para dentro dos frames, fazendo com que a memória fique “infinita”, se carregando nela só o que se usa. (paginação)
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Conceito de Paginação: Só se pega o que for usar, o que tá ativo
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A função vai para outra página quando não se tá usando, dessa forma não ocupando memória.
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Os registradores ficam com a informação durante o tempo de execução
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A cache fica com a informação durante o tempo de processo
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O que mais se usa em uma máquina é o Sistema Operacional
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As máquinas são monoprocessadas, um programa de cada vez.
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Quando um aplicativo roda, os outros param.
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O s registradores se encontram dentro da UCP/CPU, possuem tamanho fixo, e contém várias células
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Trade-off: Troca entre capacidade e custo. Quanto maior a capacidade maior o custo, é necessária para Localidade espacial:garantir a porcentagem alta de hits (taxa de acerto). Tipicamente entre:
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64 kb e 256 para a L2;
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256 kb e 2 mb para L3;
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32 KB E 64KB para L1;
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Memória estática (SRAM) – A leitura do conteúdo se mantém
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Memória Dinâmica (DRAM) – Se inverte os capacitores entre ligado e desligado.
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A tecnologia de fabricação da memória cache é SRAM (Static Random Access Memory), a qual é bastante diferente das memórias DRAM (Dynamic Random Access Memory) – tecnologia da memória principal. A diferença é que nas memórias SRAM não há necessidade de refresh ou realimentação constante para que os dados armazenados não sejam perdidos. Livro Organização e arquitetura de computadores pg 49
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BUFF de leitura: grava e regrava as informações
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Pipeline – Processadores auxiliares que auxiliam os processos, cada etapa cuida de um processo. Várias instruções são realizadas de forma simultânea, embora em estágios diferentes.
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O tempo para cada instrução é o mesmo que sem pipeline. O tempo total, de várias instruções, é menor. Potencialmente 3 vezes mais rápido que o processo não pipeline
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A ideia da memória cache é entrar no caminho com algoritmos, e com uma memória pequena resolver os problemas de velocidade.
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Surgiu pela observação do princípio de localidade
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“Sua função principal é acelerar a velocidade de transferência das informações entre processador e memória principal e, com isso, aumentar o desempenho dos sistemas de computação. As memórias cache são voláteis, assim como os registradores, pois dependem de energia para manter o seu conteúdo armazenado. “ - Livro arquitetura de computadores – Livro Organização e arquitetura de computadores pg 48
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“quando o processador solicita um determinado dado e o encontra na cache, não há necessidade de requisitá-lo à memória principal, reduzindo significativamente o tempo de processamento. Ou seja, quanto mais memória cache um processador possuir, melhor será o seu desempenho.” - Livro Organização e arquitetura de computadores pg 49
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localidade temporal: posições temporais uma vez acessadas, tendem a ser acessadas novamente no futuro próximo (loops), esses são trechos de código (estrutura de repetição), que são carregados para perto da L1 e separados em instruções de dados.
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Localidade espacial: O próximo endereço a ser acessado tende a ser próximo do endereço anterior. Sendo assim, uma sequencia de instruções.
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Clock: “Monteiro (2007) define este dispositivo como um gerador de pulsos, cuja duração é chamada de ciclo, e a quantidade de vezes que esse pulso básico se repete em um segundo define a unidade de medida do relógio, denominada frequência, a qual também é usada para definir a velocidade na CPU. A unidade de medida utilizada para a frequência do relógio da UCP é o hertz (Hz), que significa um ciclo por segundo. “ Livro Organização e arquitetura de computadores pg. 65
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Barramento - “O barramento conduz de modo sincronizado o fluxo de informações (dados e instruções, endereços e controles) de um componente para outro ao longo da placa-mãe, (…) é o caminho por onde trafegam todas as informações dentro do computador. Esse barramento é formado basicamente por três vias específicas: barramento de dados, barramento de endereços e barramento de controle. “Livro Organização e arquitetura de computadores pg 66
Material de apoio utilizado disponível em: http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_infor_comun/tec_inf/081112_org_arq_comp.pdf
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